Inventário e Compensação de CO2 para eventos na cidade de São Paulo (PL 167/2015)

PL 167 - Carbono Neutro

PL 167/2015 – Vereador Ricardo Young

Tramita na Câmara de vereadores da cidade de São Paulo o projeto de lei 167/2015 de autoria do vereador Ricardo Young, que torna obrigatório para eventos (a partir de mil pessoas) realizados na cidade a compensação das emissões de CO2. A compensação deverá ser feita por meio do plantio de mudas de árvores.

  • APROVADO EM PRIMEIRA DISCUSSÃO – SESSÃO EXTRAORDINÁRIA 365, LEGISLATURA 16 EM 21/06/2016.

Saiba mais em: http://www.camara.sp.gov.br

__________________________________________

1. AQUECIMENTO GLOBAL: IMPACTOS E DESAFIOS

O aquecimento global é considerado o maior desafio da humanidade no século XXI. O padrão de consumo das sociedades industrializadas e os seus respectivos modelos energéticos são responsáveis pela emissão de milhares de toneladas de carbono (CO2) na atmosfera diariamente.

O aumento da concentração desse gás na atmosfera intensifica o efeito estufa (aumento da temperatura), acarretando alterações no sistema climático (eventos extremos: estiagem prolongada, chuvas intensas, ondas de calor, entre outros).

Essas alterações já afetam a vida de milhões de pessoas, empresas e a capacidade econômica de vários países. As pessoas, a sociedade, as instituições públicas e privadas, as empresas e organizações da sociedade civil têm grande responsabilidade e poder de estabelecer ações e agir no enfrentamento do aquecimento global.

Entre as principais questões a serem enfrentadas estão a urgência na redução do padrão de produção e consumo, e a ampliação da participação dos modelos energéticos de baixa emissão de carbono (solar, eólico).

2. RELATÓRIO AMBIENTAL DAS EMISSÕES DE CO2 (inventário e plantio):

2.1 Inventário – Quantificação das emissões de gases do efeito estufa (GEE) em CO2e, referente às atividades decorrentes da organização e realização do evento (transporte terrestre e aéreo do público em geral e convidados, energia elétrica utilizada nas instalações, material impresso distribuído, entre outros). A partir de um roteiro elaborado pela Ecosfera 21 faz-se o levantamento das informações relativas as fontes de emissões.

2.2 Compensação (neutralização) – A compensação das emissões poderá ser realizada por meio de projetos de restauração florestal ou do plantio de árvores na cidade (sequestro de carbono). Uma vez concluído esse processo, o cliente poderá fazer uso do selo “Pegada Neutra CO2” da Ecosfera 21, sem nenhum custo adicional, em todas as mídias, desde que se faça clara referência a empresa e o ano em questão.

Referência Metodológica: O GHG Protocol é a ferramenta de medição mais utilizada mundialmente por empresas e governos na identificação e gerenciamento de suas emissões dos gases de efeito estufa (www.ghgprotocol.org).

2.3 Benefícios para a sua empresa

– Fortalecimento da Responsabilidade Socioambiental.

– Engajamento no combate as mudanças climáticas.

– Referência para os clientes, acionistas e demais stakeholders (partes interessadas).

– Mídia positiva: divulgação da ação através da imprensa, eventos e material institucional.

Atendimento a legislação:

___________________________________

Ecosfera 21 – Fundação SOS Mata Atlântica 

A Ecosfera 21 comemorou em 2017 dez anos de uma feliz parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. A Ecosfera 21 elabora o relatório das emissões de CO2 do seu cliente (empresa ou evento) e encaminha a solicitação de plantio (compensação das emissões através de projetos florestais) à Fundação SOS Mata Atlântica.

___________________________________________________________

A Ecosfera 21 tem a consultoria na medida certa para a sua empresa

Solicite mais informações pelo e-mail: pedro.ecosfera21@gmail.com

BLOG Ecosfera 21 (consultoria, eventos e artigos): https://ecosfera21.wordpress.com/

______________________________________________________

Deixe um comentário