Pegada Hídrica / Água Virtual – ISO 14046

Pegada Hídrica de produtos, mercadorias e serviços

Existe uma metodologia para o cálculo da pegada hídrica. Esse cálculo considera o volume de água necessário para a realização das atividades de uma empresa na obtenção de um produto, mercadoria, ou na realização de um serviço. Serve para mapear os seus impactos em relação aos recursos hídricos.

Água virtual

Todo produto possui um determinado volume de água incorporado – conhecido como água virtual, ou seja, a água envolvida em todas as etapas do seu processo de fabricação. Trata-se do comércio indireto da água. Isto significa dizer que a nossa exigência de água não está restrita ao seu uso direto.

Componentes da Pegada Hídrica

Para desenvolver o cálculo da pegada hídrica deve-se considerar os seus três componentes: a pegada hídrica verde, azul e a cinza

Pegada Hídrica Verde

Se refere ao volume de água consumida oriundo da chuva, que fica retida no solo, consumida na agricultura, pecuária e silvicultura.

Pegada Hídrica Azul

Se refere ao volume de água doce, oriundo dos corpos hídricos superficiais e subterrâneos (rios, lagos, aquíferos), que é de fato consumido. Não retorna mais a sua origem.

Pegada Hídrica Cinza

Se refere ao volume teórico de água necessária para diluir os poluentes descarregadas no meio hídrico, de maneira a atender o padrão de qualidade estabelecido.

Exemplos de pegadas hídricas (produtos alimentícios):

Chocolate (cacau): 17.000 litros de água / kg. Sendo 98% PHV, 1% PHA e 1% PHC

Pão (trigo): 1.600 litros de água / kg. Sendo 70% PHV, 19% PHA e 11% PHC

Leite (pasteurizado): 1.000 litros de água / litro. Sendo 85% PHV, 8% PHA e 7% PHC

Eficiência hídrica

Uma vez calculada a pegada hídrica considerando seus três componentes deve-se avaliar o seu contexto e o risco associado. E então estabelecer metas de eficiência hídrica em cada etapa do processo, desde a obtenção da matéria-prima, a fabricação do produto e o seu uso (exemplo: máquina de lavar roupas).

ISO 14046 – Pegada Hídrica

Essa norma internacional sobre pegada hídrica foi publicada em 2014. Estabelece princípios, requisitos e diretrizes para a avaliação da pegada hídrica, tanto de produtos, processos, quanto de organizações (empresas), com base na análise do ciclo de vida – ACV.

O objetivo maior da norma ISO 14046 é proporcionar a avaliação dos impactos ambientais das atividades de uma empresa em relação a água, melhorando assim a gestão deste recurso cada vez mais escasso.

___________________________________________________________

A Ecosfera21 tem a consultoria na medida certa para a sua empresa

Solicite mais informações pelo e-mail: pedro.ecosfera21@gmail.com

BLOG Ecosfera 21 (consultoria, eventos e artigos): https://ecosfera21.wordpress.com/

Deixe um comentário