Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS

PNUD lança vídeo que explica os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A peça audiovisual faz parte de uma campanha mundial para apoiar a transição dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio para o novo conjunto de metas da agenda de desenvolvimento pós-2015, que deverá ser adotado pelos países em setembro.

A peça audiovisual faz parte de uma campanha mundial para apoiar a transição dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio para o novo conjunto de metas da agenda de desenvolvimento pós-2015, que deverá ser adotado pelos países em setembro.

Os ODS ampliam e aprofundam o trabalho iniciado pelos ODM. Por exemplo, os ODM buscavam universalizar o acesso à educação, os ODS buscarão agora a qualidade da educação. Foto: ONU/JC McIlwaine

“Somos a primeira geração que tem os recursos e tecnologias para eliminar a pobreza, mas somos provavelmente a última geração que pode impedir que a mudança global do clima destrua tudo o que temos,” afirmou o conselheiro sênior de Políticas Públicas do Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD), Paul Ladd. A declaração resume a importância deste momento para o desenvolvimento sustentável e inclusivo, em um ano em que líderes mundiais têm a oportunidade histórica de dar prosseguimento a importantes transformações nas áreas econômica, ambiental e social.

Em setembro, durante a Assembleia Geral da ONU, os países membros da Organização chegarão a um acordo final sobre a nova agenda global de desenvolvimento, que inclui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Nesse contexto, a Secretaria Geral da ONU, lançou, em janeiro, a ampla campanha de incidência e mobilização “2015: Momento de Ação Global” que preparará o terreno para a implementação dos ODS mundialmente.

O PNUD alinhou sua estratégia de comunicação a essa campanha e desenvolverá, ao longo do ano, ações, produtos e atividades com o objetivo de mobilizar apoio global – de cidadãos em geral, da sociedade civil organizada, da imprensa, dos tomadores de decisão, do setor privado, da academia, dentre outros atores – para questões que afetam a vida das pessoas, incluindo: o aceleramento para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM); a definição da nova e audaciosa agenda de desenvolvimento; o estabelecimento de novos fluxos de financiamento para a sustentabilidade; e, o alcance de um acordo global sobre o clima.

A primeira ação da campanha no PNUD é o vídeo abaixo, que reflete sobre o histórico e o contexto da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015:

“Temos uma responsabilidade compartilhada para entregar uma agenda que reflita as esperanças e as aspirações dos povos do mundo. É necessária uma ação concertada para enfrentar grandes desafios atuais e futuros. Parcerias amplas serão necessárias para o alcance do desenvolvimento sustentável”, disse a administradora do PNUD, Helen Clark.

O PNUD está colaborando com diversos países para o êxito no cumprimento dos ODM desde 2000, quando teve início a primeira agenda de desenvolvimento global. A partir de setembro deste ano, o Programa dará início a ações de apoio a governos, empresas e sociedade civil organizada na transição entre as agendas de desenvolvimento.

“Esse é um processo natural, uma vez que o planejamento estratégico do PNUD já está completamente alinhado aos objetivos globais de desenvolvimento sustentável atualmente em discussão, em especial os objetivos relacionados à pobreza, governança, e mudança global do clima, particularmente relacionados ao trabalho atual do PNUD e aos planos de longo prazo,” afirma o representante residente do PNUD no Brasil, Jorge Chediek.

Construção da nova agenda 

Os ODS propostos, baseados inclusive em consultas públicas em todo o mundo, têm como ponto de partida os ODM e vêm ampliá-los e aprofundá-los, além de responder a novos desafios. Os ODS constituem um conjunto integrado e indivisível de prioridades globais para o desenvolvimento sustentável, a chamada Agenda de Desenvolvimento Pós-2015.

Em relatório lançado no início deste ano, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirma que nunca houve consulta tão ampla e profunda sobre desenvolvimento. A Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 começou a ser elaborada a partir da Rio+20 e contou com apoio e  colaboração de governos, empresários, especialistas, todo o Sistema ONU e milhares de pessoas ao redor do mundo, por meio de consultas presenciais e online, com a utilização da plataforma MY World (MEU Mundo, em português).

O relatório do secretário-geral afirma que o sucesso da nova agenda dependerá do poder de inspirar e mobilizar agentes essenciais, novos parceiros, governantes e cidadãos de todo o mundo. Para isso, ela deverá ser baseada nas experiências e nas necessidades das pessoas e deverá assegurar que a transição dos ODM para objetivos mais amplos de desenvolvimento sustentável seja efetiva e internalizada nas políticas e programas de cada país.

Fonte: http://nacoesunidas.org/pnud-lanca-video-que-explica-os-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/

 

 

Ban Ki-moon anuncia síntese dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pós-2015

Edgard Júnior, da Rádio ONU – 4dez2014

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou esta quinta-feira na Assembleia Geral a síntese do relatório sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pós-2015.

O relatório final será apresentado no próximo dia 31. O título é: “O Caminho para a Dignidade até 2030: Acabando com a Pobreza, Transformando Todas as Vidas e Protegendo o Planeta”.

Criatividade e Propósito

O chefe da ONU disse que “nunca antes uma consulta tão ampla e profunda tinha sido feita sobre a questão do desenvolvimento”.

Ele explicou que em apenas dois anos, Estados membros, o sistema da ONU, analistas, sociedade civil, empresários e milhões de pessoas em todo o globo se uniram com criatividade e um propósito comum.

Ban elogiou o projeto do Grupo de Trabalho sobre o assunto que apresentou 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com 169 alvos de atuação específicos.

Para o secretário-geral, o resultado expressa a visão clara dos Estados membros e o desejo de ter uma agenda que possa acabar com a pobreza, alcançar paz e prosperidade, proteger o planeta e não deixar ninguém para trás.

Dignidade Humana

Ban disse que nos próximos meses a comunidade internacional vai negociar os parâmetros finais da agenda pós-2015, que deve ter como base os direitos humanos e a dignidade.

O chefe da ONU lembrou a declaração final da Rio+20 que diz que “os ODSs devem ter as ações orientadas, ser concisos e de fácil comunicação. Além disso, devem ser em número limitado, de natureza global e universalmente aplicáveis em todos os países”.

As metas devem levar em consideração as diferentes realidades das nações, capacidades e níveis de desenvolvimento, assim como respeitar políticas nacionais e prioridades.

Pobreza

A conselheira especial do secretário-geral sobre o planejamento da agenda de desenvolvimento pós-2015, Amina Mohammed, destacou um dos principais pontos do relatório.

Segundo Mohammed, “o mais importante do documento talvez seja a esperança e a oportunidade que a geração atual tem de acabar com a pobreza até 2030″.

Ela afirmou que a comunidade internacional tem condições de, ao mesmo tempo, transformar vidas e encontrar caminhos para proteger o planeta.

No combate à pobreza, a conselheira especial afirmou que um dos maiores obstáculos é lidar com as desigualdades.

Elementos Essenciais

Já Ban destacou no discurso uma série de “elementos essenciais”, que segundo ele, vão servir de guia para o trabalho que deve ser feito à frente.

O chefe da ONU disse que o primeiro elemento é a dignidade, essencial para o desenvolvimento humano e que engloba a luta contra a pobreza e a desigualdade. Na lista estão ainda, população, prosperidade, planeta, justiça e parceria.

Ele afirmou que a agenda pós-2015 vai ser construída tendo como base a cooperação global e a solidariedade. E nesse sentido, mencionou que no ano que vem, os Estados membros terão a oportunidade de adotar ações para garantir o bem-estar futuro mundial.

O chefe da ONU disse que em julho, em Adis-Abeba, na Etiópia, os países devem formar uma nova parceria global. Em setembro, em Nova York, a comunidade internacional deve chegar a um acordo sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e em dezembro, em Paris, as autoridades devem chegar a consenso nas negociações sobre o clima.

(Rádio ONU)

Fonte: http://www.mercadoetico.com.br/arquivo/ban-ki-moon-anuncia-sintese-dos-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-pos-2015/

Deixe um comentário